quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Cinema

A Morte de um Corrupto - Direção de Georges Lautner 

Este filme que posto é um clássico, tanto pela história quanto pelo elenco estelar, liderado por Alain Delon (Xavier Marechal), braço direito do deputado Dubaye, papel de Maurice Ronet, que logo, no início da película, assassina acidentalmente outro deputado, Serrano (Charles Moulin); portanto, de cara, o espectador sabe do crime e de seu autor e da motivação, isto é, revelações e chantagens de corrupção que envolvem ambos e que estão devidamente comprovadas em documentos, que chegarão às mãos de Xavier para sua proteção.

Xav, apelido de Marechal, passa a ser envolvido como suspeito pela morte ou por acobertar a autoria. Esta última hipótese, a correta, demonstra a fidelidade férrea que ele dedica a Dubaye. Ele guarda a pasta incriminatória num guarda-volumes da rodoviária.

Com a execução de Dubaye pela máfia, que se revelou infrutífera, pois os documentos não estavam mais com ele, o próximo passo é caçar Xav. Este se vê perseguido pela polícia e pelos mafiosos. 

Ele encontrará apoio em Valérie (Ornella Mutti), amante de Dubaye, que também sofrerá perseguição, tanto da polícia quanto dos "bandidos".

O final apenas demonstra que, apesar de toda a luta, as perdas de amigos, confiança e decepções em que, em tese, lhe protegeria, a corrupção permanecerá no meio político e da polícia.

No elenco estão Mireille Darc como a namorada de Xav (Françoise), Stéphane Audran como Christiane, esposa de Serrano e Klaus Kinski como Nikolas Tomski, um bilionário que controla parte dos agentes policiais.

Produzido em 1977, possui 123 minutos. Segue o trailer:






Nenhum comentário:

Postar um comentário