Liebe Mauer - Direção de Peter Timm
Que bela surpresa esta película alemã, que é uma comédia romântica passada em 1989, pouco antes e durante a queda do muro que dividiu as Alemanhas, uma capitalista e a outra socialista, ação gerada pela Guerra Fria.
Começa com a jovem Franzi (Felicitas Woll) pegando carona para cursar faculdade na Berlim Ocidental. Pela escassa condição financeira, ela consegue um apartamento bem próximo do muro que é vigiado pelo lado oriental.
Apesar da divisão, algumas pessoas conseguem passar momentaneamente para o lado comunista, onde conseguem alimentos mais baratos.
Na primeira ida, Franzi, ao retornar, derruba as compras e um dos guardas, Sascha (Maxim Mehmet), ajuda a jovem sob o alerta dos seus colegas e rifles apontados para o casal. Ele não se abala e a ajuda. Começa ali um romance quase impossível pela situação política de seus países.
A história em forma de comédia apresenta a força do amor, mas, "caminhando ao lado" do romance, ela mostra o quão ridícula chegou a paranoia dos agentes de segurança da parte comunista e, em menor escala, do outro lado.
A polícia secreta alemã (Stasi) e a CIA em associação com os alemães ocidentais não acreditam no simples namoro dos jovens e veem nele caso de espiões infiltrados de ambos os lados.
É lógico que isso leva a várias situações cômicas e põe em dúvida o êxito do romance, mas 09 de novembro está chegando e o muro vai ruir pela força do povo germânico.
Produzida em 2009, a fita possui 103 minutos.
Segue o trailer oficial:

Nenhum comentário:
Postar um comentário