quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dom Segundo Sombra - Ricardo Guiraldes




Li esta obra em 1998. Uma pérola de leitura. Uma texto com expressões características da região  pampeana da América, mas que pode ser lido em qualquer parte do mundo. Guiraldes decifra e expõe a alma gaúcha, o ser solitário, silencioso com seus códigos de conduta, sem revelar o passado, um homem misterioso que magnetiza a atenção dos que cruzam o seu caminho. O personagem que dá título ao livro é uma fonte de ensinamentos, um guia confiável àqueles que se voltam para a inserção no meio social ou buscam uma visão do mundo, um mundo não apenas do meio rural.
Dom Segundo Sombra, o personagem me fez lembrar de Shane, o cavaleiro solitário do faroeste dirigido por George Stevens interpretado por Alan Ladd que recebeu o título em português de "Os Brutos Também Amam". Solitário e Honrado. Assim como veio, foi.
Tratando um pouco do autor: Ricardo Guiraldes nasceu em Buenos Aires em 1886, faleceu um ano depois do lançamento deste clássico em 1927 na França. Dividiu-se entre a fazenda do pai na Argentina e a vida efervescente das noites francesas.
 O livro traz traços autobiográficos. Possui 264 páginas e a Editora é a L&PM.

Um comentário: