Li esta obra em 1998. Uma pérola de leitura. Uma texto com expressões características da região pampeana da América, mas que pode ser lido em qualquer parte do mundo. Guiraldes decifra e expõe a alma gaúcha, o ser solitário, silencioso com seus códigos de conduta, sem revelar o passado, um homem misterioso que magnetiza a atenção dos que cruzam o seu caminho. O personagem que dá título ao livro é uma fonte de ensinamentos, um guia confiável àqueles que se voltam para a inserção no meio social ou buscam uma visão do mundo, um mundo não apenas do meio rural.
Dom Segundo Sombra, o personagem me fez lembrar de Shane, o cavaleiro solitário do faroeste dirigido por George Stevens interpretado por Alan Ladd que recebeu o título em português de "Os Brutos Também Amam". Solitário e Honrado. Assim como veio, foi.
Tratando um pouco do autor: Ricardo Guiraldes nasceu em Buenos Aires em 1886, faleceu um ano depois do lançamento deste clássico em 1927 na França. Dividiu-se entre a fazenda do pai na Argentina e a vida efervescente das noites francesas.
O livro traz traços autobiográficos. Possui 264 páginas e a Editora é a L&PM.
Li e gostei
ResponderExcluir