segunda-feira, 21 de novembro de 2011

   
 Jogo Mortal / Trama Diabólica - Josef L. Mankiewicz - 1972



É possível um filme de 138 minutos protagonizado por apenas 2 atores, tendo 99 % de suas cenas tomadas numa única casa, a mansão de um dos personagens, prender a atenção até o seu final ? Sim, é possível, desde que dele façam parte os seguintes ingredientes: Basear-se numa peça de teatro de grande sucesso, no caso, de autoria de Anthony Shaffer, ter direção de Josef L. Mankiewicz, responsável pelos sucessos A Malvada de 1950 e Cleópatra de 1963, e principalmente pelos notáveis Laurence Olivier e Michael Cane.

Achei apenas um inconveniente: sua duração, pois os primeiros 40 minutos poderiam ser encurtados um pouco sem prejuízo para o todo.

Vamos a história: Um escritor de livros de mistério arquiteta jogos para enlouquecer o amante de sua mulher, Milo Tindle (Caine);para isso, inicia fazendo uma proposta de forjarem um roubo de jóias guardadas na própria casa e amealharem o valor do seguro, porém, no fundo, trata-se de uma vingança planejada como se fosse script do seu próximo livro. O duelo entre os personagens é o ponto alto da película. Ironia, falsidade e sarcasmo ditam o ritmo de cada fala. A trama de Andrew Wyke(Olivier) vai indo bem até que acontecimentos novos e inesperados surgem como se fossem antigos integrantes daquela mansão onde cada peça do antiquário parece ser meticulosamente postada.O final é surpreendente com uma boa dose de justiça para ambos.

Sleuth, nome original, recebeu 4 indicações para o Oscar de 1972, música, direção e 2 para melhor ator, tanto Olivier quanto Caine. Não levou nenhum, afinal, 1972 foi o ano de "O Poderoso Chefão", portanto, nenhum demérito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário