terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ibiamoré - O Trem Fantasma - Roberto Bittencourt Martins



Há uns 15 anos vários especialistas em literatura do Sul resolveram elencar as 10 maiores obras produzidas por gaúchos; Ibiamoré ficou em segundo lugar, apenas atrás da trilogia O Tempo e O Vento de Érico Veríssimo. Li e reli muitas vezes, pois sempre encontro segredos, detalhes escondidos nas 11 estações (capítulos) desta história que na verdade são várias. (Elas) vão se imbricando, onde um personagem secundário ou quase imperceptível num capítulo, surge como protagonista no próximo e assim o autor vai tecendo um painel pampeano onde surgem índios, portugueses, mulatos, imigrantes, jesuítas. Com eles a rica história e mitos do Rio Grande vão sendo apresentados numa viagem de trem. Uma obra cheia de simbolismo, mas que não se processa de modo enfadonho ou complicado, nada que impossibilite a compreensão na sua íntegra. Claro! Já mencionei os detalhes que vão fugindo à primeira leitura, mas esse é um jogo que os mais apaixonados pela literatura gostam de participar. Não se é obrigado a jogá-lo. Não há prejuízo em não fazê-lo. 
Um pouco de Simões Lopes Neto, outro tanto de Jorge Luiz Borges, assim é esta jóia rara de 331 páginas. Lembrando, a Editora é a L&PM.
Sobre o autor: Roberto Bittencourt Martins nasceu em Bagé, RS no ano de 1937. Desde os 19 anos mora no Rio de Janeiro; é médico e lançou Ibiamoré em 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário