sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Cinema



Apocalypse Now - Direção de Francis F. Coppola


Sempre que posso, revejo alguns grandes filmes e nestas férias comecei com, talvez, a maior obra-prima sobre guerras; esta película realizada em 1979, rodado nas Filipinas, tendo como tema a guerra do Vietnã.
Sugiro que quem possa, veja a versão redux com acréscimo de 49 minutos, especialmente, cenas que tratam do contato do grupo do capitão Willard (Martin Sheen) com a família francesa.
O filme é genial desde o início, quando o principal personagem, Willard é convocado para uma missão secreta (sabe-se depois, que é encontrar e executar o coronel Kurtz, outrora, um modelo de militar, vivido por Marlon Brando); ele bêbado, o som dos The Doors como trilha, as imagens de ventiladores misturadas com os sons de helicópteros.
Coppola se inspirou no livro de Joseph Conrad, Coração das Trevas, cuja história se passado no século XIX, adaptando-o para o evento no Vietnã.
Na sua viagem, a tripulação de Willard, que inclui um jovem ator, Lawrence Fishburn, na pele de Tyrone, um negro do Bronx, um chef de cozinha, Hicks, vivido por Frederic Forrest, mais Sam Bottons como o surfista Lance e   Albert Hall, o chefe Philips; vai nos apresentando o absurdo da guerra como a destruição de uma aldeia apenas porque lá as ondas permitem um melhor surf. Kilgore, excelente criação de Robert Duvall, é doente pelo esporte e ao tomar conhecimento, que Lance Johnson está no grupo de Willard, não sossega até descobrir um local adequado para a prática do surf, daí, decorre o genocídio.
Tudo o que vai ocorrendo com ele, transforma Willard e ele vê que o Coronel Kurtz, não está tão destoante da situação surreal, que o local em que vive apresenta.
São 316 minutos do mais puro fascínio da arte de fazer cinema.
Difícil acreditar que tenha perdido o Oscar de melhor filme para Kramer x Kramer. O tempo tratou de corrigir o equívoco.
No elenco ainda estão Harrison Ford (Coronel Lucas), Aurore Clement (Roxanne) e Dennis Hopper (fotógrafo).
Segue o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário