sábado, 29 de outubro de 2016

Literatura


Dica de Leitura


Terra Vermelha - Domingos Pellegrini


Quanta alegria poder sugerir uma obra-prima como essa, que para quem é do interior e já passou dos 50 vivenciou, mesmo jamais tendo botado os pés em Londrina, Paraná.
Alguém já escreveu; "conheça a tua aldeia e conhecerás o mundo". Foi isso que senti ao ler este épico do multi premiado escritor paranaense, detentor de 5 prêmios Jabuti, o mais importante do Brasil nas letras.
A história do casal José, de Rafard e (Sebas) Tiana, de Capivari, um italiano e uma mulata, que se conhecem, se apaixonam e partem para a vida. José cheio de desventura, de frustrações, de malogros e Tiana, o esteio, a base, o porto seguro para segurar os insucessos do companheiro.
José, depois de muitas andanças e frustrações, arrisca mais uma vez, e finalmente, encontra Londrina, um lugar para crescer e se estabilizar. Chama a família e através da história deles, de Gois, Gracias, Mané Preto, Mané Filinto, Zé do Cano e muitos outros pioneiros, o painel da região e do Brasil no período entre 1930 e 1990, vai sendo desvelado. Nada dos eventos brasileiros ficou para trás na pena de Domingos Pellegrini.
Há ainda, a (des) construção familiar, quando José, que fora tantos zés na vida, agora preso a uma cama de hospital, aparentemente em coma, ouve os netos insensíveis, ora recordarem passagens da vida do avô, ora discutirem a herança que ele deixará.
Seguramente, o melhor livro que li nos últimos anos. Imperdível.
Terra Vermelha é da Editora Geração Editorial, lançado em 1998, possui 471 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário