segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Literatura



Dica de Leitura


A Volta ao Mundo em 80 dias - Júlio Verne


Esta semana tive mais uma vez  a "prova provada" que determinados clássicos resistirão ao tempo; explico: Minha filha que está no 8º ano escolar, leu, como tarefa de aula a obra de Júlio Verne, o francês criativo, que tornou a adolescência de todos nós mais imaginativa com seus livros e, mesmo tendo este livro sido escrito na segunda metade do século XIX, segue absolutamente atraente.
A história de Phileas Fogg, o rico aristocrata inglês e seu companheiro Passepartout, cujo desafio com os sócios do Reform Club, a aposta, leva a viajar pelo mundo, enfim, dar a volta nele em apenas 80 dias é o fio condutor do enredo; lembramos que ainda não havia o avião neste momento, povoa a imaginação do leitor, aqui, nesta edição adaptada por Walcyr Carrasco.
As aventuras de Fogg e Passepartout são apimentadas pela perseguição cometida pelo detetive Fix, que está encarregado de desvendar o roubo de um certo valor ocorrido no Reform. Para Fix, Fogg é o principal suspeito. Então, o enredo nos faz viajar pela Índia, onde a trama é acrescida de importante personagem, Aouda, a jovem salva da morte pelos três, que seguirá com eles pelas costas oeste e leste dos EUA até retornar ao Reino Unido com um desfecho empolgante.
A minha edição é da Editora Moderna, a obra foi lançada em 1874, possui 256 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário