domingo, 27 de maio de 2018

Cinema



Southern Comfort - Direção de Walter Hill



Walter Hill é um grande diretor que não tem o mesmo reconhecimento dos gigantes dos EUA, Spielberg, George Lucas, Scorsese e Coppola, porém, ele conseguiu tornar boa parte dos seus filmes obras cultuadas como Warriors, os Guerreiros da Noite, A Encruzilhada, 48 horas e Ruas de Fogo.
Há outros menos conhecidos, mas também apreciados por uma legião de fãs.
É o caso dos dois que postarei em sequência; começo com Southern Comfort, que no Brasil recebeu o nome de O Confronto Final.
A história se passa em 1973 no estado sulista Lousiana, onde um grupo do exército faz exercícios para posteriormente ser enviado para a linha de frente na Ásia.
Nove soldados se perdem nos pântanos; tem como chefe um inexperiente sargento chamado Poole (Peter Coyote), que aumenta os problemas, quando acata a sugestão de utilização de  pirogas/canoas de nativos, deixando apenas um bilhete, onde o grupo esclarece que as devolverão mais tarde.
O inconsequente Stuckey (Lewis Smith) ao perceber às margens do rio, caipiras, prováveis proprietários das canoas, resolve assustá-los disparando com balas de festim usadas nos treinamentos; a resposta vem com um tiro certeiro que atinge a cabeça do sargento Poole; desesperados os oito sobreviventes, entre eles Hardin (Powers Boothe), um engenheiro recém-chegado que estava em El Paso, Texas, Spencer (Keith Carradine) e Reece (Fred Ward), que procurarão liderar a escapada e luta pela sobrevivência que durará até os segundos finais do filme (não é exagero), porque os caipiras conhecidos como cajuns, não darão trégua até o extermínio completo do grupo.
Um grande filme de suspense, quase esquecido na filmografia de Walter Hill realizado em 1981. Possui 106 minutos.
Segue parte da trilha sonora assinada por Ry Cooder:


Nenhum comentário:

Postar um comentário