segunda-feira, 23 de julho de 2018

Literatura


Dica de Leitura


O Caso Morel - Rubem Fonseca


Obra difícil de sugerir, porque eu a considero para adultos, caso contrário, a linguagem adotada poderá ser interpretada como pornográfica e de mau gosto, como aliás, a censura da época (1973) assim considerou e proibiu sua publicação.
Com o passar dos anos, o livro de Rubem Fonseca recebeu o devido reconhecimento.
É a história de Paul Morel, um artista preso por assassinar uma moça, que resolve narrar suas aventuras, em especial as amorosas e sexuais, para Vilela, um ex-escritor e atual policial.
Com detalhes, Paulo Moraes, o verdadeiro nome de Morel, vai introduzindo sua vida com mulheres que resolveram viver em conjunto com ele.
A narrativa dos momentos com Joana que se chama Heloísa, Ismênia que é Aracy, Elisa, a Marta, Lurdes, a negra Rosário e Carmen, cujo nome verdadeiro é Lilian Marques, passa para o leitor relacionamentos diversos e nada convencionais ou pelo menos, que não são relatados abertamente pela maioria das pessoas; dão o gás para seguir a leitura quase que instantaneamente. E faz o leitor tentar traduzir a narrativa com as diversas mensagens não explícitas no texto.
O meu exemplar é da Editora Globo, produzido em 1973, possui 189 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário