segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Literatura


Dica de Leitura


Adoniran Barbosa - Celso de Campos Jr.


Grande obra que trata da vida de João Rubinato, que juntou os nomes de Adoniran (Alves) e (Luiz) Barbosa, o primeiro, uma amigo de trago e prosa; o outro, um comunicador de rádio do Rio, disso resultou Adoniran Barbosa, uma das "caras" de São Paulo.
A obra mostra mais do que o grande sambista paulistano; mostra a capital dos paulistas desde 1910, ano de nascimento de Rubinato até sua morte em 1982.
A trajetória interessante de Adoniran no rádio, cinema e teatro serve também de fio condutor para apresentar a história da cultura brasileira em mais de meio século, o surgimento dos grandes programas de auditório e de emissoras fundamentais como rádio e tevê Record, a Tupi, Excelsior, Bandeirantes, a Panamericana que virou Jovem Pan e muitas outras.
Também da Vera Cruz, ícone da produção cinematográfica do país.
Para ilustrar a importância do biografado, ele participou de quadros nas rádios que apresentavam uma escolinha com alunos e professor engraçados, outro em que soldados zoavam do sargento que sempre levava a pior; mais um, um professor francês trambiqueiro que no final era descoberto como um argentino picareta "muy amigo". Coincidência?
A Editora é a Globo, possui 606 páginas e foi lançado em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário