Dica de Leitura
Bomba no RioCentro - Belisa Ribeiro
A maioria dos brasileiros optou por eleger uma candidatura identificada com elementos presentes, parte deles, no golpe de 1964 que enveredou o país para a ditadura militar.
Então, eu lembrei desta obra da jornalista Belisa Ribeiro que esmiuçou o episódio ocorrido em 30 de Abril de 1981 no Rio de Janeiro, quando agentes do DOI-CODI (polícia civil e militar) pretendiam explodir bombas no meio de um show, o de homenagem ao Trabalhador que contava com mais de 20.000 pessoas.
Por sorte, uma das bombas explodiu no colo do sargento que estava no banco do carona, morto no ato e ferindo seriamente o capitão (ao volante).
O trabalho espetacular da imprensa, em especial, Jornal do Brasil, O Globo e Veja, impediram que a farsa armada pelo governo militar prosperasse.
A jornalista entrevista seus colegas de profissão que atuaram naquele episódio, 18 anos depois, quando o processo arquivado foi novamente posto à disposição da justiça para novo julgamento, já que como foi colocado como do tipo "crime contra a Humanidade", ele se tornou imprescritível.
Leitura obrigatória para entendermos o que eram aqueles anos de exceção e se preparar para o discurso atual dos futuros governantes da nação.
Lançado originalmente em 1981 pela Editora Codecri (Pasquim), recebeu novos e fundamentais depoimentos em 1999. Possui 156 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário