Buongiorno, notte - Direção de Marco Bellocchio
Obra muito interessante deste estimado diretor italiano sobre um acontecimento marcante da vida da Itália; o sequestro e execução do primeiro-ministro Aldo Moro, fato ocorrido em 1978.
Já indiquei o filme vide O Caso Moro sobre este tema.
Bom dia, Noite (título nacional) trata do mesmo evento, porém, pela perspectiva da única mulher entre os sequestradores, membros das Brigadas Vermelhas.
Ela, Chiara (Maya Sansa) é mais frágil e coloca dúvidas sobre a eficácia da execução, especialmente, porque é a única do grupo que tinha liberdade para continuar mantendo a rotina diária, casa, trabalho, passeios, contatos externos, estes últimos parecem clarear seus pensamentos quanto a estarem fazendo o jogo dos opositores e até dos partidários de Moro, a Democracia Cristã.
Com uma trilha sonora ótima que inclui Schubert, Verdi e Pink Floyd, a película de Bellochio nos faz refletir quanto aos lados da moeda chamada política.
Pelo menos, neste episódio italiano.
No elenco, além de Maya Sansa, estão em destaque, Luigi Lo Cascio (Mariano), Pier Giorgio Bellocchio (Ernesto) e Robert Herlitzka (Aldo Moro).
Produzido em 2003, possui 106 minutos.
Segue o trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário