quarta-feira, 31 de julho de 2019

Literatura


Dica de Leitura


Pega Pra Kaputt! -  Josué Guimarães, Moacyr Scliar, Edgar Vasques e Luis Fernando Veríssimo



Esse quarteto gaúcho genial, se reuniu para criar essa comédia de uma forma interessante, isto é, cada um escreveu um capítulo, deixando a "bola quicando" para o seguinte continuar a história. Na verdade, o cartunista Edgar Vasques, pela natureza de sua obra, foi o de fácil identificação; os demais, como não se identificaram, acabam induzindo a uma outra faceta do livro, pois, além da ótima ficção, fica a curiosidade de quem é quem no texto. 
Vamos a ele: 
Com a Segunda Grande Guerra chegando ao final, Hitler pensa em fugir disfarçado de judeu. para o disfarce perfeito, ele terá que fazer a circuncisão. Um velho judeu salvo do forno crematório é convocado para o serviço, porém, um acidente lamentável faz com que um dos testículos seja extirpado. Os seus seguidores conservam a "peça"em um recipiente para manter a chama acesa da ideologia nazista, principalmente porque o Führer se suicida em seguida.
A relíquia segue para a América do Sul, aparece numa praia gaúcha, segue para o bairro judeu de Porto Alegre, o Bonfim, sempre alvo de interesses diversos, antigos nazistas, caçadores de recompensas e judeus, obviamente, personagens incríveis e engraçados vão surgindo, ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.
O enredo vai se desenvolvendo num clima de deleite para os leitores. Um espetáculo.
Lançado em Novembro de 1997, possui 135 páginas. O meu exemplar é da L&PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário