domingo, 20 de outubro de 2019

Cinema



Crepúsculo de uma Raça - Direção de John Ford


John Ford se transformou no maior diretor de cinema no gênero western. Foi grande também em outro segmento da sétima arte, porém, nada comparado ao que fez nos bang-bangues.
Inicialmente, ele não escapou ao olhar parcial do conquistador, que colocou os brancos colonizadores como heróis e os donos das terras, os indígenas como maus e bandidos, mas ele, ao longo da carreira, fez uma revisão no pensamento e reduziu em parte, a injusta ideia que perpassava suas obras.
Em Audazes e Malditos, produzido em 1960, ele já se debruçara sobre o tema racial, apenas envolvendo a presença negra no exército. Neste, realizado 4 anos depois, Ford recupera-se, vertendo para a tela, a história escrita por Mari Sandoz, Cheyenne Autumn (nome original da película) que trata da peregrinação desta tribo, causada pela sequência de promessas não cumpridas pelo governo norte-americano.
Além da grande história contada, Crepúsculo ... é também,  uma aula de cinema.
O elenco estelar composto Richard Widmark, Karl Malden, Ricardo Montalban, Gilbert Roland, Carrol Baker, Sal Mineo, James Stewart, Edward G. Robinson e Dolores Del Rio, recebeu o auxílio dos navajos que fizeram figuração.
Produzido em 1964, possui 154 minutos.
Segue o trailer: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário