quinta-feira, 4 de junho de 2020

Literatura


Dica de Leitura


Quem matou Pacífico? - Maria Alice Barroso



Grande romance policial que, à princípio, seria identificado com o público adolescente, mas agrada a todos que tiverem a chance de lê-lo.
A trama se desenvolve em Parada de Deus, uma cidadezinha pequena com as várias características do que a realidade apresenta em sociedades de reduzido grupamento.
Pacífico é um dos manda-chuvas da cidade, irmão do prefeito, apaixonado pela bela Luzia, filha do coveiro, um quase ermitão.
Numa noite, Pacífico é morto, quando praticava a sua rotina diária de visitar Luzia.
Começa assim, a tarefa de Tonico Arzão, veterano delegado que possui apenas uma perna e muita astúcia.
Luzia não era mulher de um homem só. Despertou a atenção de Roberto, um aviador acostumado a centros urbanos mais populosos, igualmente há o engenheiro Pierre, um estrangeiro tímido que devota amor e idolatria pela jovem. Mais um? Sim, um garçom, Pedro, que está sendo escanteado por Luzia.
Outro personagem com força na história é Péla-égua, um mulato, melhor amigo da menina e, certamente, nutrindo um amor escondido por ela.
Participam de forma periférica o pai de Luzia, Joãozão; Oceano, o prefeito, a viúva de Pacífico, mais a velha Maria Rezadeira e Honorino Santives, o barbeiro.
O meu exemplar é da 9ª edição, Mercado Aberto, possui 151 páginas.
Lançado em 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário