sábado, 7 de novembro de 2020

Literatura

Dica de Leitura

Phutatorius - Jaime Rodrigues


Estranha relação que este livro tem comigo. Primeiro, porque o comprei em 1980, época de estudante, recém havia sido lançado; adquiri num balaio da Livraria do Globo, junto com outros quatro, um deles, O Ovo Apunhalado de Caio Fernando Abreu. 
Segundo, porque levei exatos 40 anos com ele guardado e finalmente em Novembro resolvi lê-lo. 
Terceiro; para mim, embora todos os elogios recebidos (prêmio Érico Veríssimo na segunda edição, a banca que o selecionou era composta por Hélio Pólvora, Guilhermino César e Lygia Fagundes Teles) e de autores em atividade (Luiz Rufatto) vide Phutatorius; é uma obra  quase indecifrável, ainda que Rufatto em sua análise dê pistas das fontes inspiradoras prováveis que Jaime Rodrigues foi atrás.
Lógico! Há muita riqueza do vocabulário (belíssimo) e um vasto conhecimento de vários temas pelo autor, mas o que eu não vi nem na apresentação na orelha do livro pela banca, nem em textos como o de Rufatto e outros, algo sintetizador do que realmente a história se trata. 
Óbvio que não se espera sempre de uma obra a linearidade, porém, algum traço revelador do que efetivamente o autor busca na sua exposição, está na expectativa de quem o lê.
Fica a sugestão de um texto reverenciado, reconhecido como genial, entretanto, cheio de enigmas para o leitor mediano como é o meu caso.
Lançado em 1979, é da Editora Globo, possui 205 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário