sábado, 16 de janeiro de 2021

Literatura

 

Dica de Leitura

O Último Dia da Inocência - Edney Silvestre


O autor, grande jornalista, também transita com muito talento pela literatura. Seus livros magníficos vão ganhando espaço importante na sua biografia.
Se o vencedor do prêmio Jabuti, Se Eu fechar os Olhos Agora, já virou clássico e filme, este O Último ...segue a trilha do anterior. Aliás, reforça o estilo qualificado na estrutura narrativa e na escolha das palavras. Um vocabulário rico, elucidador e educativo.
A história se passa num único dia, o fatídico 13 de Março de 1964, quando o Presidente João Goulart profere o famoso discurso das Reformas de Base, na capital do país, Rio de Janeiro. Ficção e realidade andando juntas na vida de um jornalista de pouca experiência que se vê envolvido num crime que não cometeu, mas que é o grande suspeito.
À medida que avança na descoberta dos fatos, desde a sua visita ao morgue e conhecer o defunto da gaveta 41, ele encontra personagens de dupla identidade, que além de confundi-lo no seu propósito, vão desvelando momentos de sua vida, em especial, de sua infância, mostrando o quão artificial ela era, cheia de acontecimentos nebulosos e versões diferentes do que ele imaginava ser sabedor. "Ele não era ele".
Uma trama excitante, sentimento que está "impregnado" em todas as páginas.
Um final surpreendente. 
A Editora é a  Record, possui 195 páginas,  lançado em 2019. O meu é da primeira edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário