domingo, 17 de janeiro de 2021

Cinema


Uma Noite em Miami - Direção de Regina King 


Lançamento desta semana pela Amazon Prime, o esperado filme de estreia na direção da atriz Regina King, que parte da peça escrita por Kemp Powers, uma ficção ambientada em Miami, Florida no ano de 1964, quando o ainda chamado Cassius Clay (Eli Goree) se tornaria campeão do mundo batendo Sonny Liston.

Naquele final de noite, ele é convidado a passar no quarto do ativista muçulmano Malcom X (Kingsley Ben-Adir), juntamente com o astro de futebol americano e futuro ator de cinema Jim Brown (Aldis Hodge) e o consagrado cantor e compositor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.)

Cooke e Brown ficam surpresos e de certa forma, decepcionados, porque não haverá uma comemoração regada a bebidas e mulheres, já que X e em breve, Clay, não compartilham dessa ideia por motivos religiosos.

Aos poucos, a pequena confraternização vai cedendo a situações angustiantes como a cobrança de participação mais ativa na causa negra que Malcom faz a Cooke. Este  se defende, mostrando que suas músicas são uma forma de busca de imposição de sua arte aos brancos.

Brown percebendo que terá que fazer uma opção entre o futebol, segmento em que é a figura de maior destaque no país e o cinema, sua mais nova descoberta, confidencia a Clay, que está inclinado a ir para Los Angeles viver como ator.

Malcom X pede que Clay se converta ao Islã, ao mesmo tempo em que informa seu novo projeto que indica o afastamento do grupo religioso atual e a formação de uma nova ordem, sem deixar de ser muçulmano.

Cassius Clay, embora demonstrando completa convicção em Malcom X, se insurge e reage violentamente às suas palavras, se sentindo usado; porém, passada a ira, Clay reflete e se torna Muhamad Ali, assumindo sua nova crença.

É um grande filme, porém, pela expectativa criada, ficou um pouco aquém do que eu imaginava. De qualquer forma, é forte candidato ao Oscar, em especial, porque revela tensões étnicas e sociais apresentadas pela visão negra, seja pela história, seja pela sua composição massiva no elenco e direção.

Lançado em 2021, possui 114 minutos. 

Segue o trailer oficial:




Nenhum comentário:

Postar um comentário