sábado, 20 de março de 2021

Cinema

EUA x Billie Holiday - Direção de Lee Daniels 


Muito boa obra que mostra a vida de Billie Holiday, em especial, a obsessiva perseguição do FBI, aqui, encarnada pela figura de Harry Anslinger (Garret Hedlund), visando a proibição da canção libelo Strange Fruit, que segundo este órgão, incentivava a rebeldia negra contra o sistema/ hegemonia branca.

Billie (Andra Day) acaba sendo presa por posse de drogas (e uso delas), pois apenas a pseudo incitação à revoltas, não caracterizava crime, mas uma contravenção pelas leis norte-americanas.

Além deste fio condutor FBI contra Billie, o filme escancara quão foi conflituosa a vida afetiva da grande dama da música saída do sul dos Estados Unidos, sempre envolvida com oportunistas que lhe proporcionaram decepções que a levaram a prostituição, às drogas lícitas e ilícitas; por fim, à prisão.

A Lady do Blues conseguiu superar tudo, mesmo morrendo jovem, 44 anos, no ano de 1959, porque sua obra a imortalizou e a música tão duramente perseguida, acabou escolhida como a mais representativa do século passado.

No elenco estão: Trevante Rhodes como Jimmy Fletcher, talvez, o verdadeiro amor dela e Tyler James Williams, representando o excepcional músico Lester Young.

Produção de 2020 com 130 minutos. Segue o trailer oficial:



Nenhum comentário:

Postar um comentário