quinta-feira, 18 de março de 2021

Cinema


A Lei do Mercado - Direção de Stéphane Brizé 


Aí está um filme que é impossível ficar indiferente ao que é posto na tela, verdadeira reprodução da "vida como ela é". No Brasil ganhou um título bem diferente: O Valor de um Homem; optei pelo original.

Thierry (Vincent Lindon), um cinquentão, fica desempregado e entra naquele limbo cruel de ser um veterano para o mercado de trabalho e um contribuinte ainda  insuficiente para pleitear a aposentadoria. 

Ele  vive harmoniosamente com a esposa (Karine de Mirbeck) e um filho portador de necessidades especiais. Porém, já são quase dois anos de tentativas de reinserção ao mercado de trabalho, incluindo aí, cursos de reciclagem, entrevistas e, claro, muita esperança e vários "nãos".

A corda começa a apertar, seja pela necessidade de manutenção do filho na escola, sejam pelas despesas permanentes, o que o leva a se desfazer de alguns bens, como o trailer localizado numa praia, vendendo-o aquém de seu valor real.

Finalmente, Thierry consegue um emprego de segurança de supermercado, onde, aos poucos, percebe, a cada flagrante de furtos, até de colegas de empresa, a dolorosa realidade capitalista que transforma, em especial, os empregados em meros elementos para serem moídos pelo sistema.

Confuso por momentos, ele reconhece o caminho sem volta que é "a Lei do Mercado".

Lançado em 2015, possui 91 minutos.

Segue o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário