quarta-feira, 21 de abril de 2021

Literatura

 

Dica de Leitura

A Borra do Café - Mario Benedetti



Que maravilha esta obra do mestre uruguaio. Li em sequência três livros de Benedetti, algo que costumo evitar, mas como foi a minha sobrinha que me emprestou e ela tem um gosto excelente, acatei e não me arrependi. 

Através do personagem Claudio, o autor vai construindo uma história que conduz o leitor pelo mapa de Montevidéu. Estão detalhados as suas ruas, bairros e personagens distribuídos em 48 capítulos, onde desfilam a infância, adolescência e a fase adulta dele, apresentando outras figuras carismáticas como a misteriosa Rita, o irmão, seus pais, avós, a eslava Juliska (pronuncia-se iulisca), os amigos, em especial, Norberto, o cego Mateo; cujo o pano de fundo pode ser num momento, a passagem do dirigível Zeppelin pela capital, as notícias da segunda guerra como o fatídico dia 09 de Agosto de 1945, quando Truman autorizou o bombardeio em Nagasaki, assim como ocorrera três dias antes em Hiroshima e os efeitos que atingiram a vida de Claudio.

Seu amores viram elementos interessantes, mulheres bem descritas (já presentes nos livros que li anteriormente, Gracias por el Fuego e A Trégua), sentimentos expostos com intensidade.

Apesar de A Trégua ser considerada a sua obra-prima, também, a mais conhecida, prefiro esta que posto. Um livro leve, bem humorado, que deixa saudade.

Lançado em 1992, possui 192 páginas.

Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário