sábado, 10 de julho de 2021

Cinema

Verão de 92 - Direção de Kasper Barfoed 


Excelente filme que recupera a extraordinária história de um dos feitos mais improváveis da Eurocopa, ou seja, a conquista do título pela Dinamarca no ano de 1992, derrotando na final, a campeão mundial da época, a Alemanha que dois anos antes, batera a Argentina.

Quando o alemão Sepp Piontek sai do cargo de técnico da seleção da Dinamarca, Richard Möller  Nielsen (Ulrich Thomsen), treinador da categoria sub-23, imagina que será conduzido ao cargo. Ledo engano. A Federação quer um treinador estrangeiro e o despacha.

Após várias tentativas e negativas, Nielsen é efetivado e vai disputar uma das vagas para a Euro 92. Tem um incentivo contido da esposa, Jonna (a bela Lene Maria Christensen) e muita desconfiança dos jogadores, entre eles, Brian Laudrup (Cyron Melville), que desiste da seleção, assim como o seu irmão mais famoso Michael Laudrup (Niclas Vessel Kolpin).

A Dinamarca não consegue a vaga, perdendo para a Yugoslávia, mas faltando 10 dias para o início da Copa europeia, os partisans sofrem sanções internacionais devido a guerra separatista de suas várias províncias, algumas, ex- países e é excluída, a segunda colocada do grupo é chamada às pressas, no caso, a Dinamarca.

Nielsen com toda a descrença é confirmado pela premência de tempo; convoca a Seleção, dá mais uma chance a Brian Laudrup e esquece do irmão mais famoso, Michael.

Aos poucos, o time vai superando os obstáculos (adversários e problemas pessoais da equipe), vai até a rodada que lhe possibilitará a passagem de fase, que ocorre com uma combinação improvável de resultados.

Supera a França, depois a Holanda e na final, a campeão mundial, a Alemanha.

Não é apenas um filme para quem gosta de futebol; há na película, momentos marcantes e de forte carga emocional que mexe com o espectador.

Produzido em 2015, possui 113 minutos.

Segue o trailer oficial:



Nenhum comentário:

Postar um comentário