terça-feira, 10 de agosto de 2021

Literatura

Dica de Leitura

A Queda para o Alto - Herzer 


Participava do Círculo do Livro e lembro do lançamento desta obra no início dos anos 80. Na época, não me chamou a atenção.
Passados mais de 40 anos, finalmente, li. Aqui, uma informação aos leitores; quase todos os sites que tratam da obra, mencionam ser de poesia ou de " ser o primeiro livro de poesias escrito por um transexual".

Esclarecendo! não tenho a confirmação dele ser o primeiro, também deve ser alertado que quase 80% das páginas trata da biografia de Sandra Mara Peruzzo que virou Anderson Herzer. A parte reservada às poesias ocupa, no máximo, 40 páginas.

É uma narrativa dolorida e dolorosa, mas para quem conhece a realidade da Febem por dentro ou a atual Fase, novo nome, é uma repetição da maioria da vida dos jovens internados, o que por si só, é motivo de tristeza e revolta, porque é passado quase meio século da história de "Bigode" como Anderson era chamado.

É uma leitura amarga, mas absolutamente honesta. Anderson, antes do lançamento do livro, suicidou-se em São Paulo. Tinha 20 anos.

Lançado em 1982 pela Editora Vozes. Possui 201 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário