domingo, 20 de março de 2022

Literatura


Dica de Leitura

O Caso Lou - Carlos Heitor Cony 


Esta é uma obra histórica; trata-se do primeiro romance-reportagem da literatura brasileira. O autor com seu texto maravilhoso narra o rumoroso caso dos assassinatos na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro no final de 1974, onde os maiores suspeitos e, por fim, condenados foram Maria de Lourdes Leite de Oliveira, a Lou, mais seu amante, o engenheiro de cartografia Vanderlei Gonçalves Quintão, que assassinaram dois ex-namorados dela, Vantuil e Almir.

Por Lou pertencer a "classe média" e ter já uma morte nas costas, um atropelamento de carro, que foi arquivado e seu pai ser da ativa do Exército Brasileiro, ela nunca temeu pelo seu julgamento.

Cony consegue colocar diversas versões, que lembram o clássico Rashomon do diretor Akira Kurosawa; também abriu espaço para várias obras neste segmento, entre elas, Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia e Araceli, meu Amor, autor de ambas, José Louzeiro.

É um livro espetacular, porque, além do ineditismo deste gênero no Brasil, une um crime de grande repercussão com uma escrita bem construída e atraente.

Lançado em 1975, possui 176 páginas. O meu exemplar é da Editora Civilização Brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário