domingo, 11 de setembro de 2022

Literatura

Dica de Leitura

O Sol é para Todos - Harper Lee 

 


A escritora Harper Lee escreveu apenas esta obra, cujo lançamento ocorreu em 1960, que ganhou o Pulitzer da edição de 1961, depois disso, a exemplo de Jerome D. Salinger (O Apanhador no Campo de Centeio), se tornou uma reclusa. Vendeu seu apartamento em Manhatan e retornou para Monroeville no Alabama até falecer em 2016.

O Sol ... conta a história de racismo e injustiça social pelos olhos de Scout, uma menina, filha de Atticus Finch, um advogado branco que encara a dura missão de defender um acusado por estupro, um negro, já condenado, mesmo sem evidências de autoria do crime. Isso, em 1930 no sul norte-americano.

Atticus assume o caso e promete defendê-lo desta terrível acusação. Lógico, um branco que sai em defesa de um negro naquelas condições (julgado culpado de um crime horrendo) terá sua família vista com discriminação e Scout em sua condição de criança, não compreende como pode a sociedade praticar tais atos apenas pela cor ou raça de uma pessoa.

Tom Robinson, o negro acusado, descrê completamente na justiça dos "brancos" e, apesar dos pedidos de paciência por parte de Atticus, resolve fugir, mas é ferido mortalmente.

A parte final da obra reforça a incompreensão do mundo, suas diferenças, sob os olhos das crianças, Scout, em especial, mas também, seu irmão, a babá deles mais os vizinhos Dill e  Boo.

A Editora é a José Olympio, lançado em 1960, possui 349 páginas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário