quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Literatura

Dica de Leitura

O Quinze - Rachel de Queiroz 


É incrível descobrir que Rachel de Queiroz tinha menos de 20 anos, quando lançou este clássico da literatura mundial, ainda mais por ser escrito no universo extremamente machista daquele período (1930), o que valoriza o seu texto pela coragem e sensibilidade com que captou aquela cena de extrema pobreza do Nordeste brasileiro.
A obra é distribuída em 26 capítulos, que conta o drama da família do vaqueiro Chico Bento, sua companheira Cardulina  mais os seus três filhos no interior do Ceará, Quixadá.
Com a sede e o desemprego, Chico Bento e turma resolvem partir a pé mesmo até a capital, Fortaleza. Um trajeto de penúria com provas de resistência que inclui a companhia da fome o tempo todo.
A família vai se desestruturando com a morte de um dos filhos, outro que decide seguir um grupo de retirantes.
Em Fortaleza surge a personagem Conceição, uma professora que busca dar esperança e melhores condições a todos os retirantes. Ela viabiliza a ida de Chico Bento e Cardulina para São Paulo, também fica com o filho que sobrou deles, Manuel.
Na capital paulista, o casal cumpre a sina de vários outros nordestinos e sonha com a chegada da chuva na terra natal para voltar ao Ceará.
A Editora é José Olympio e o meu exemplar é da 24ª edição (1978). Possui 112 páginas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário