domingo, 18 de dezembro de 2022

Cinema

Mona Lisa - Direção de Neil Jordan 


As duas próximas postagens são  uma homenagem ao "monstro" Bob Hoskins, ator inglês que não está mais entre nós. Começo pela obra de Neil Jordan, diretor irlandês, dono de uma filmografia exitosa: Companhia dos Lobos, Traídos pelo Desejo, Michael Collins, Entrevista com um Vampiro, entre outros filmes.

Em Mona Lisa, a história gira em torno de George (Bob Hoskins), um ex-detento, recém saído da cadeia, que tem dificuldades para recuperar o relacionamento com a filha que mora com a mãe, uma mulher que não quer a reaproximação deles de jeito nenhum, até busca o divórcio.

Sem perspectiva de emprego,com apenas um amigo pobre, Thomas (Robbie Coltrane) lhe dando guarida, que pouco lhe pode auxiliar, George vai ao encontro de Mortwell (Michael Caine), seu antigo chefe de malandragens; no momento, se dando bem nos negócios, a maioria, ao arrepio da lei. George precisa sobreviver, enfim, necessita de um recomeço. Lhe é dada a oportunidade de ser motorista de uma prostituta de luxo, Simone (Cathy Tyson).

Inicialmente, entre eles existem conflitos, discussões; George não entende o porquê daquela vida sem perspectiva de vínculos afetivos mais perenes. Simone diz que isso é um problema dela. Mas, com o tempo, a admiração por ela aumenta, mesmo com a diferença de idades. Ele se apaixona e tenta protegê-la de seu antigo gigolô, que ainda pensa ter influência sobre ela, mediante ameaças físicas.

Simone faz um pedido especial a George: localizar Cathy (Kate Hardie), um prostituta mais jovem, que anda desaparecida. Simone tem dinheiro, com isso, George tem carta branca para encontrar Cathy.

Neste submundo de Londres, ele vai correr perigo, ao mesmo tempo que deve proteger a sua patroa dos clientes perigosos e do ex-cafetão.

Paro por aqui, pois a história é cheia de reviravoltas e cada cena tem desdobramentos futuros, com isso, corro o risco de tornar conhecido o final, tirando de quem lê esta postagem, o prazer de assistir uma grande obra do cinema britânico.

A produção é da Hand Made Films, do beatle George Harrison. Foi realizado em 1986 e possui 104 minutos.

Segue o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário