sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Literatura

 

Dica de Leitura

Baixo Esplendor - Marçal Aquino


Ótima obra do paulista Marçal Aquino, hoje com 64 anos e uma biografia recheada de êxito.

O enredo deste livro tem como período o início dos anos 70, quando um policial chamado Miguel, nome fictício, tem a missão de se infiltrar numa quadrilha que rouba cargas, cujo líder é Ingo, que logo se afeiçoa por ele, lhe abrindo as portas do bando, mesmo com a desconfiança de parte dele.

Miguel se envolve com Nádia, uma mulher "quente" por quem ele se apaixona e põe em risco além de sua vida, também a missão policial que lhe foi determinada, porque balança entre o dever e o imponderável que cruzou o seu destino. Nádia é irmã do líder da gang, Ingo.

Dividido em três partes: Suor, Sêmen e Sangue, a história traz elementos do estilo noir com pequenas variações, mas estão presentes o ambiente policial, um narrador e uma mulher fatal.

Quem não leu Marçal Aquino anteriormente, verá semelhanças com os textos do brasileiro Rubem Fonseca e o norte-americano Raymond Chandler, mas, óbvio, Marçal tem um estilo próprio que prende o leitor e, neste caso em especial, o surpreende com o final muito particular.

Li em Junho deste ano. A Editora é a Cia. das Letras, primeira edição produzida em 2020. Possui 264 páginas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário