quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Cinema


Psy - Direção de Wladyslaw Pasikowski 

 

Filme polonês do início da década de 90, ou seja, no período da derrocada dos regimes comunistas no Leste Europeu, por isso, sem ser uma obra-prima, Pigs ou Porcos nos títulos inglês e português, respectivamente, merece ser visto pelo tema que trata.

Franz Maurer (Boguslaw Linda) fazia parte da Polícia Secreta polonesa no antigo regime, um grupo de excelência que pouco ou nenhuma satisfação dava ao sistema, muito menos, à sociedade. Com as mudanças recentes, essa equipe passa para a polícia comum e, lógico, há uma transformação radical; é o fim de seus privilégios, ainda mais, quando ela é pega, queimando arquivos de ações anteriores, provas pesadas quanto à condutas irregulares de excessos da função.

Paralelamente, Franz mantém um romance com uma menor de idade, Angela (Agnieska Jaskólka), que aceitou com naturalidade, a exploração sexual gratuita que lhe era imposta, antes. A ela, tudo isso era normal. A personagem representa a decadência da mulher no regime comunista.

Os "pigs" em suas novas funções, acabam enveredando para o tráfico de drogas, situação que Maurer não concorda. Diante disso, ele vive com o espectro de seu passado e a desconfiança de seus colegas por não aderir ao recente "ofício". Está sob pressão permanente.

Conseguirá sobreviver?

Produzido em 1992, possui 104 minutos.

Segue o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário