domingo, 26 de março de 2023

Cinema


Woman on the Run - Direção de Norman Foster 

Muito bom filme realizado há mais de 70 anos, estilo noir, que no Brasil recebeu o título de Na Noite do Crime. Ele é baseado em texto de Sylvia Tate com o mesmo título em inglês. 

A trama começa à noite, com um diálogo de dois homens dentro de um carro sobre um testemunho a ser dado contra a Smiley, notório mafioso. De repente, não houve acerto e um deles mata com tiros o outro. Neste momento, Frank (Ross Elliot) passeava com seu cachorro, que late diante dos disparos, o assassino atira, sem ver seu rosto; não o acerta e acaba fugindo de carro, deixando o corpo da vítima na rua.

O inspetor Ferris (Robert Keith) chega e faz as investigações iniciais. Logo que sabe do que se tratava, isto é, a morte de uma testemunha chave contra Smiley, Frank foge, deixando apenas seu cão.

Neste momento do filme, entra a personagem principal, Eleanor (Ann Sheridan), esposa de Frank que demonstra indiferença quanto ao destino do marido, o que gera surpresa na equipe policial. Ela disse que era comum Frank não assumir seus atos, inclusive, sendo um pintor fracassado por conta disso, também.

Num outro descuido da equipe de Ferris, Eleanor que estava vigiada em casa, consegue escapulir pela claraboia e é flagrada por Danny Legget (Dennis O' Keefe) que se diz repórter e oferece um valor interessante para que ela encontre o marido e lhe dê o ineditismo da história, o tal "furo" de reportagem.

Frank procura contatar a esposa e, aos poucos, ela vai descobrindo, que ele a ama, apesar da aparente indiferença que existia, mudando o comportamento dela.

Eleanor se torna a peça mais importante do desenlace do crime, além de "Remembrandt", o cãozinho, que tem esse nome, porque Frank dizia que era o único Rembrandt que ele conseguiria ter. Ela será o fio condutor da trama,  a que força a perseguição de Ferris e mantém a ansiedade incomum de Danny Legget.

Um clássico noir, que troca a tradicional loira misteriosa por uma morena, presente em quase todas as cenas.

É de 1950, preto e branco, possui 77 minutos.

Segue na íntegra:





Nenhum comentário:

Postar um comentário