quarta-feira, 1 de março de 2023

Literatura


Dica de Leitura

A Louca Matança - Chester Himes 

Outro livro ótimo que posto deste autor negro norte-americano, novamente ambientado no Harlem, New York, onde a esmagadora maioria dos personagens é negra e tem como ponto central a atuação da dupla de detetives Jones Coveiro e Ed Caixão.

Entretanto, nesta obra, Himes deixa meio de lado o protagonismo extremado da dupla e mostra a trama da morte de Val, cujo corpo aparece dentro de uma cesta de pães com o coração trespassado por um punhal, repleta de pessoas que o conheciam e, aparentemente, nada indiferentes à vitima. Ou amavam ou odiavam Val. É intensa e variada a participação deles.

Cada um: Pastor Short, Mammie Pullen, Baby Sis, Doll Baby, Alamena, Johnny, Dulcy, Chink Charlie e até mesmo o falecido Big Joe, esposo de Mammie, tem participação importante na vida de Val.

É uma história do submundo do famoso bairro afro da Big Apple, onde todos temem e tem uma relação promíscua com a Lei. Por ser contada por uma autor que experimentou estar do lado de dentro das prisões, a ficção passa ao leitor, boas doses de realismo.

Como em todos os romances policiais do gênero "noir", a revelação da autoria da morte, só será descoberta nas linhas derradeiras do livro.

Lançado em 1959, ele possui 222 páginas. A Editora é a L & PM.

Uma grande e descontraída leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário