sábado, 8 de abril de 2023

Cinema


Pasolini, un delitto italiano - Direção de Marco Tullio Giordana 



No início de Novembro de 1975, a cultura perdeu de forma violenta e estúpida, Pier Paolo Pasolini, cineasta, poeta e ativista político, assassinado brutalmente a pauladas e agressões diversas, cujo último ato foi a passagem de um carro sobre o seu corpo que deu fim ao crime.

Pasolini, polêmico pelos seus filmes, uma figura inquietante na Itália, tinha vários desafetos, porém, sua morte foi associada apenas ao fato de ser homossexual e estar naquela noite com um menino de 17 anos que fazia um "programa" com ele. Pino, assim apelidado, Giuseppe Pelosi (Carlo de Filippi), de imediato, confessou o crime, mais ainda, garantiu estar só e agira em legítima defesa.

A lentidão da polícia e da justiça levou à conclusões frágeis e inconsistentes, fazendo com que a família de Pasolini, Grazziella (Nicoletta Braschi), sua prima e a mãe dele mais o inspetor Pigna (Toni Bertorelli), buscassem ajuda junto a um novo perito que comprovou ser o crime, uma obra coletiva.

O desfecho, como se sabe, apenas demonstrou que quando a justiça quer, o veredito final não combina com toda a trajetória investigativa.

Trilha sonora de Ennio Morricone.

Filmado em 1995, a película tem 94 minutos.

Segue o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário