domingo, 16 de julho de 2023

Cinema


Meu Vizinho Adolf - Direção de Leon Prudovsky 


Comédia coproduzida por Colômbia, Israel e Polônia, que começa em 1934 neste último país, mostrando o cotidiano de uma família judia, justamente, quando Hitler ascende ao poder na vizinha Alemanha. Há um corte no tempo e a história se transporta para Colômbia, no ano de 1960, zona rural de uma pequena cidade, onde Marek Polsky (David Hayman), já um senhor idoso e solitário, passa os dias se dedicando ao cultivo de rosas, hábito adquirido ainda na infância na Polônia.
Sua rotina é quebrada pelo o toque na porta de sua modesta propriedade por Frau Kattenbrunner (Olivia Silhavy), que diz se interessar pela propriedade à venda ao lado.
Quem se muda é um senhor de seus mais de 70 anos, misterioso, sempre de óculos escuros, que, aos poucos, dá a impressão para Marek que ele é Hitler.
À partir disso, ele busca de forma escondida, reunir provas de sua desconfiança, que fica cada vez maior, pela semelhança física, o hábito de pintar, ser canhoto, ter um cão pastor alemão e receber pessoas com o perfil germânica em sua residência, embora, nem as autoridades israelenses mais próximas acreditem no relato de Marek, como é o caso da oficial (Kineret Piled).
Incrivelmente, após, uma série de inevitáveis contatos entre eles, surge uma relação de amizade, incluindo aí, a descoberta final das cenas derradeiras.
Lançado ironicamente, no Brasil, dia 20 de Abril em 2022. Hitler nasceu nesta data, em 1889. Possui 96 minutos. 
Segue o trailer oficial:


2 comentários: