domingo, 10 de dezembro de 2023

Cinema


Memórias de Paris - Direção de Alice Winocour 

Muito bom filme bom incluído na Mostra Varilux deste ano, que mescla clássicos do cinema francês com lançamentos, o que é o caso deste e de Anatomia de uma Queda. É uma obra pesada, em especial, para os parisienses, que conviveram com ataques terroristas recentemente.

Em Paris, Mia (Virginie Efira) vive com Vincent (Gregóire Colin), ele, médico, ela, atuante em comunicações, mais exatamente, em rádio. Uma noite em que o companheiro vai para um plantão, Mia resolve ir até um barzinho/restaurante, à noite, local bem movimentado, onde há inclusive, a comemoração de aniversário de Thomas (Benoit Magimel). Eles trocam acidentalmente, olhares na hora em que o bolo chega à mesa dele.

Neste momento, o restaurante sofre um ataque terrorista com homens armados com metralhadora e saem atirando indiscriminadamente, matando a maioria dos frequentadores, funcionários e clientes.

Mia, ainda que ferida, sobrevive, mas perde à memória e passa a conviver com a ânsia de recuperar os fatos que ocorreram naquela noite trágica.

Aos poucos, ela passa a lembrar de forma fragmentada, a partir da tomada de decisão de retornar ao L' Etoile D'Or, esse o nome do bar. Além disso, participa de encontros com pessoas que estavam naquele lugar fatídico, no momento do crime.

Uma das lembranças mais fortes a faz buscar o destino de um dos funcionários que lhe estendeu a mão no instante em que estava deitada, quase desacordada. Sequer sabe, se é um dos sobreviventes.

À medida que a história avança, revelações e atitudes são desveladas, indicando o quanto as marcas desta experiência afetaram definitivamente à sociedade francesa.

No elenco está Maya Sansa como Sarah, a esposa de Thomas e Amadou Mbow como Assane.

Produzido em 2023, possui 109 minutos.

Segue o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário