domingo, 3 de dezembro de 2023

Literatura


Dica de Leitura

Dias de Luta - Ricardo Alexandre 



Ótima recuperação da história do Rock Brasileiro a contar da década de 70 (as sementes do que viria), explorando com mais evidência os anos 80 em seus diversos "territórios" como São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre.
O autor imprimiu um ritmo e forma de descrever os acontecimentos muito semelhantes ao que presenciei (e gostei) nas leituras de Mate-me, Por Favor! (sobre o movimento Punk) e Na Estrada com Ramones. Ficou muito agradável e esclarecedora acompanhar cada linha desses trabalhos e, evidente, o Dias de Luta.

O autor levou seis anos para reunir todas as informações sobre este momento de renovação do rock no Brasil, que vivia de pequenas (e competentes) estrelas como Raul Seixas, Mutantes, O Terço, Secos & Molhados, este último, com apenas dois álbuns, mas viscerais, antológicos. Assim, surge com força e apoio da indústria fonográfica, associada com um momento de ebulição política mais evidente no Brasil, uma gama de grandes bandas como Paralamas do Sucesso, RPM, Ira, Ultraje a Rigor, Titãs, TNT e Engenheiros do Hawaii, para ficar com alguns exemplos que contribuíram no plano social e cultural brasileiro.

Ricardo Alexandre mostra a relação com a mídia, o auge do movimento, mas também, o declínio de parte destes integrantes, engolidos pelo sucesso e pelos excessos de vidas frenéticas.

Registro imperdível de parte da história musical do Brasil.

Lançado em 2002, possui 432 páginas. É da Editora Arquipélago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário