terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Cinema


Uma Secretária de Futuro - Direção de Mike Nichols

Aí está uma obra interessante, pois, à primeira vista, ele é leve, descompromissado, enfim, uma comédia romântica. Não é apenas isso.

Ela concorreu ao Oscar de melhor filme e mais cinco indicações. Perdeu, porque não tinha tanta força para enfrentar Rain Man ou Mississipi em Chamas, mas fez excelente carreira nas bilheterias e arrancou elogios da maioria dos críticos. Eu confesso que gostei desde a primeira vez, lá no cine Avenida 1 na Venâncio com a João Pessoa em Porto Alegre.

Uma curiosidade é a moda da época, as mulheres com cabelos armados, usando paletós masculinos numa combinação que cansou ao longo dos anos. Porém, é referência no tempo.

É a história de Tess (Melanie Griffith), um jovem na casa dos 30 anos, que não consegue emplacar um emprego sólido. Não fica muito tempo, muito em função de sua personalidade forte. Numa dessas situações, ela precisando se colocar, encara um tipo asqueroso vivido por Kevin Spacey num de seus primeiros papeis. Tess acaba resistindo a ele e mais uma vez, se vê desempregada.

Uma derradeira chance lhe é dada como secretária na empresa gerenciada por Katherine Parker (Sigourney Weaver), uma mulher de negócios, exemplo de sucesso, modelo a ser seguido, que "adota" Tess como fiel escudeira, Na prática, uma submissão que ela não vai aceitar por muito tempo.

Tess é uma mulher criativa e começa a dar ideias para Katherine, uma delas, a melhor, esta surrupia e não dá o crédito para a sua secretária, no entanto, o destino faz com que a gerente quebre a perna esquiando na neve e Tess assume algumas funções importantes na empresa.

Com desenvoltura, se envolve no mundo de homens de negócio, um deles, Jack Trainer (Harrison Ford) com que se viverá um romance que misturará o profissional com o particular.

O filme de Mike Nichols é também, a história de uma cinderela, que vai ver seu mundo triste e cinza ganhar contornos mágicos com o conto de fadas, encarando a malvada e disputando o príncipe, mas acima de qualquer outro fato, é de mulheres buscando o espaço no mundo econômico em busca de conquistas sociais, como, aliás, vem ocorrendo ao longo dos anos.

Na trilha sonora, um clássico de Carly Simon.

Produzido em 1988, possui 114 minutos.

Segue o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário