quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Cinema


Il Delitto Mattarella - Direção de Aurelio Grimaldi 

Piersanti Mattarella, enquanto presidente da província de Sicília, resolveu terminar ou reduzir a influência da Máfia no governo do seu território. Resultado: Na terra que originou a Cosa Nostra, a sua morte estava decretada. Ele sabia disso, pois outros políticos por diferentes motivos estavam sendo assassinados como ocorreu com Aldo Moro em 1978.

A obra do diretor Aurelio Grimaldi mostra a história da sua execução e os momentos anteriores. Mattarella é vivido por David Coco, Irma, sua esposa, por Donatella Finochiaro, Ivam Giambirtone, Falconi, o juiz que combateu a Máfia e teve o mesmo fim e Francesco La Mantia, o irmão de Piersanti, Sérgio.

Há um diálogo entre os irmãos, quando Mattarella para Sérgio, que ele provavelmente não cumprirá tudo que ele quer fazer, e o irmão mais moço responde que a vida política não lhe interessa: "Sou um professor universitário, isso que eu quero ser".

Piersanti sofreu o atentado fatal em Janeiro de 1980.

Ironicamente, hoje, 2024, o presidente da Itália é justamente, Sérgio Mattarella. A forma como morreu seu irmão deve ter mudado o seu pensamento com relação ao seu futuro.

Lançado em 2020, possui 97 minutos.

Segue o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário