domingo, 3 de março de 2024

Cinema


Ficção Americana - Direção de Cord Jefferson 


Excelente obra que concorre ao Oscar deste ano, uma sátira sobre o olhar que a mídia e  a sociedade branca "esperam" sobre textos que tratam da parcela afro-americana da população, enfim, o que o mercado espera, quando ela é protagonista ou tema da história.

Quem não está nessa é Thelonius "Monk" Elisson, vivido por Jeffrey Wright, um escritor e professor, mas por conta disso, vê sua produção literária não ser reconhecida. Ele também enfrenta dificuldades com parte dos alunos pela exposição de seu pensamento sobre questões históricas e delicadas da população negra nos EUA, o que lhe rendeu desgastes também com colegas e direção da instituição.

Monk está escalado para a feira do livro de Boston, onde casualmente, mora sua família com quem anda distante. Lá percebe que Sintara Golden (Issa Rae), uma escritora preta, tem enorme sucesso, pois escreve o "que o mercado deseja".

Paralelamente, a trama desenvolve os diversos dramas que envolvem a família dele, a irmã se divorciando, a mãe com Alzheimer, o irmão revelando a sua homossexualidade e a sua própria solidão. Destaque para a babá Lorraine (Myra Lucretia Taylor), que conhece a vida de cada um e é o grande esteio daquela família. Vive o romance do filme.

Monk decide experimentar o gosto do sucesso e com um pseudônimo, resolve alterar a forma de escrever.

Estão presentes grandes astros como Tracee Ellis Roos (Lisa), Sterling K. Brown (Cliff) e Leslie Uggams (mãe, Agnes). Tracee é filha de Diane Ross.

Lançado em 2023, possui 117 minutos:

Segue o trailer oficial:





Nenhum comentário:

Postar um comentário