Harriet - Direção de Kasi Lemmons
História fantástica da escrava Araminta Ross, a Minty, na tela vivida explendorosamente por Cynthia Erivo, que estava prometida para o ex-escravo John (Zackary Momoh), mas seu dono não cumpriu com o prometido, assim, ela foge para o Norte, onde a luta pela abolição da escravtura já era uma realidade.
Gideon (Joe Alwyn), filho do proprietário e possuidor de uma atração por Minty, não descansará, enquanto não recuperar a fujona.
Com apoio espiritual e uma fé inabalável, Minty se transforma em Harriet Tubman, uma pioneira pela luta e libertação de escravos, promovendo viagens e fugas intensas, apesar do cerco dos brancos racistas do Sul, mas contando com o Comitê de luta pela Libertação dos Escravos liderado por William Still (Leslie Odom Jr.) e a guarida de Marie (a bela Janelle Monáe), Harriet não fraquejará.
São inúmeras viagens, onde a sua figura assume ares messiânicos, não à toa, ela recebe o apelido de Moisés, o que assusta sem perseguidores até durante o período da Guerra da Secessão, anos de pesados combates com marcas possantes na história norte-americana.
É um filme maravilhoso que resgata uma figura ímpar, porém, pouco conhecida da galeria de grandes nomes da Nação da América do Norte.
Produzido em 2019, possui 125 minutos.
Segue o trailer: