terça-feira, 4 de junho de 2024

Literatura

Dica de Leitura

Memórias de Mário Américo - Henrique Matteucci


Está aí um livro pouco conhecido, mas muito interessante, porque a personalidade apresentada é simplesmente o "massagista dos Reis", conforme o subtítulo dele; trata-se de Mário Américo, massagista da Seleção Brasileira em 7 Copas do Mundo, quais sejam, de 1950 até 1974, além de trabalhos relevantes no Vasco e Portuguesa.

O autor, Henrique Matteucci, começa pela infância difícil de Mário, sua saída de Minas Gerais, os vários ofícios até encontrar o boxe e em especial, os irmãos Jofre, muito antes do filho de um deles (Kid), iniciar a carreira fantástica de maior "boxeur" brasileiro, o campeão Éder Jofre. Para Mário Américo, um nocaute sofrido acabou sendo o passaporte para a profissão que lhe deu fama e reconhecimento.

Mas é no futebol que estão as principais impressões e narrativas do massagista que presenciou o absurdo dos dias que antecederam o enfrentamento contra o Uruguai em 1950, a improvisação na Suíça em 54, o surgimento de Pelé em 58, a genialidade de Garrincha em 62 no Chile, a bagunça que levou a pior participação Canarinho, isso, na Inglaterra em 66, o êxtase na campanha de 70 com Pelé no auge e a decepcionante performance em 74 na Alemanha.

São muitos "causos" e impressões que somados a outras obras destes períodos, dão um painel poderoso para quem aprecia o futebol.

A Editora é a Grafik, possui 124 páginas. Lançado em 1976.


Nenhum comentário:

Postar um comentário