Desafio das Águias - Direção de Brian G. Hutton
Dia 06 de Junho marcou os 80 anos do desembarque dos Aliados na Normandia, França, movimento que iniciou a derrocada dos alemães e seus parceiros na Segunda Grande Guerra.
O colunista Ticiano Osório, jornal Zero Hora, sugeriu três filmes que fazem referência ao evento: Resgate do Soldado Ryan, O Mais Longo dos Dias e Desafio das Águias, este último, o menos conhecido deste trio, por isso, resolvi postar algo sobre ele.
Trata-se (disparado) dos filmes de guerra que vi, aquele que trata os Nazistas como verdadeiros imbecis. Todos os personagens são desprovidos de sagacidade e/ou inteligência.
Vamos a história: Um general americano é capturado pelos germânicos e mantido preso no Castelo conhecido como o das Águias (Schloss Adler, no alemão). O grave é que ele pertence ao pequeno número de oficiais que conhece os detalhes da ação do desembarque na Normandia, por isso, um grupo de elite está escalado para resgatá-lo, antes que sofra torturas e revele o que sabe sobre a Operação Overlord (a do desembarque).
São 7 homens, entre eles, Major Smith (Richard Burton) e Tenente Schaffer (Clint Eastwood) que descerão via aérea na região gelada que circunda o castelo. Há um oitavo passageiro que viajou incógnito, Mary (Mary Ure) que terá importante papel na empreitada.
Hoje, o filme se revela cheio "de furos", alguns inacreditáveis, mas como diversão, são aceitáveis, porque o enredo mostra muitas reviravoltas, mortes curiosas no grupo do resgate, traições, cenas de arrojo com escaladas, fugas de moto, explosões e muito suspense.
Considerei um grande programa, pois são 155 minutos, que passam de forma rápida e não tem como não torcer para a dupla principal, responsável por segurar a emoção do trabalho que lhe foi confiada.
No elenco, há ainda, a bela Ingrid Pitt no papel de Heidi, outra espião britânica dentro do castelo.
É uma produção de 1968.
Segue o trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário