terça-feira, 30 de julho de 2024

Literatura

Dica de Leitura

Filho de Homem - Augusto Roa Bastos 

Desde Terra Vermelha, de Domingos Pellegrini Júnior, eu não tive a satisfação na leitura, que essa obra do maior escritor paraguaio, Augusto Roa, me proporcionou. É de uma grandeza impressionante.

Dividida em nove partes: Filho de Homem, Madeira e Carne, Eastçoes (é assim mesmo!), Êxodo, Lar, Festa, Destinados, Missão e Ex-Combatentes, Roa com essa separação, fragmentação, vai apresentando a história do seu país nos seus 30 primeiros anos do Século passado, vai do legado  do ditador Gaspar de Francia até a Guerra do Chaco, que confrontou o Paraguai e Bolívia.

Personagens como Macario, filho de escravo liberto de Gaspar de Francia, Gaspar Mora, o escultor do Cristo de madeira que dá ares de milagreiro ao seu autor mais Casiano Jara, Natividad e o filho deles, Cristóbal, servem de fio condutor deste realismo fantástico que lembra as obras de Garcia Marquez, colombiano e Mário Vargas Llosa, peruano com o acréscimo de ter a característica específica de mesclar o espanhol com a língua guarani. 

Também está presente a denúncia da pobreza de seu povo,  outro elemento que aproxima Roa dos demais gigantes da literatura latino-americana.

Um clássico tão importante, quanto Eu, o Supremo, do próprio Roa.

Lançado em 1960, a Editora é a Losada (Portugal). Possui 310 páginas. A minha edição é de 1961,  portuguesa, o que dá a leitura mais um componente peculiar, o texto luso.


sábado, 27 de julho de 2024

Galeria

Galeria 


Julie Newmar nasceu Julie Chalene Newmeyer em Los Angeles, Califórnia, EUA, no dia 16 de Agosto de 1933. Alguns de seus filmes são: O Ouro de MacKenna (MacKennas' Gold - 1969), Garotas de Rua (Streetwalkin' - 1985) e Para Wong Foo, Obrigado, por Tudo! Julie Newmar (To Wong Foo, Thanks for Everything - 1995). Segue sendo a eterna Mulher-Gato do seriado de tv, Batman e Robin.  

domingo, 21 de julho de 2024

Música


Born in the U.S.A. - Bruce Springsteen 



Há quarenta anos, Bruce "The Boss" Springsteen lançava esta pedrada crítica ao modo de vida norte-americano. Claro! ele podia. Foi sucesso de vendas, de público e de crítica. Minhas preferidas são Dancing in the Dark e Bobby Jean, que no elepê original estão  no lado B.
Segue o álbum na íntegra:



segunda-feira, 15 de julho de 2024

Música


A Hard Day's Night - The Beatles 


Em 2024, comemora-se os sessenta anos do lançamento deste álbum que está ligado ao primeiro filme dos ingleses The Beatles. No Brasil, a película recebeu o nome de Os Reis do Ié Ié Ié.  O disco é perfeito, parecendo uma coletânea de sucessos. 

Segue o clássico na íntegra:



domingo, 14 de julho de 2024

Cinema


The Magnificent Seven - Direção de Antoine Fuqua 

Geralmente, as refilmagens costumam ser inferiores as edições originais, mas este Sete Homens e um Destino (nome homônimo do de 1960, no Brasil), no mínimo, é igual a primeira versão, aliás, que já era baseado noutra, Os Sete Samurais, obra de Akira Kurosawa.

A trama começa na cidade de Rose Creek, onde Bartholomew Bogue (Peter Sesgaard), o dono de uma mineradora resolve comprar todas as terras dali. 

Faltando algumas, ele faz uma proposta irrisória para cada um dos moradores, que se rebelam, mas, logo, eles tem uma amostra da luta desigual, pois Bogue manda incendiar a igreja, onde havia uma assembleia que discutia a forma de enfrentar o empresário. Ele manda um recado, isto é, que a oferta é válida para três semanas. Por fim, seus capangas executam alguns moradores, um deles, esposo de Emma (Haley Bennet), aumentando o desespero das pessoas.

Emma e mais um morador de Rose Creek, ambos resolvem contratar o caçador de recompensas que ali passara, Chisolm (Denzel Washington). Ele refuta inicialmente, mas pela recompensa e por ter uma antiga rusga com Bogue, aceita e vai então, formar um bando de pistoleiros.

Aí, neste momento, o filme se desenrola, mostrando os contatos de Chisolm com os futuros companheiros, Faraday (Chris Pratt), um jogador de cartas, exímio com armas, Goodnight Robicheaux (Ethan Hawk) e seu amigo asiático, expert em facas, Billy (Byung-hu Lee), o fora da lei  mexicano Vasquez (Manuel Garcia-Rulfo), o ermitão Jack Horne (Vincent D'Onofrio) e no final, o indígena Red Harvest (Martin Sensmeier).

O septeto e Emma convencem e treinam a população a se defender. Assim, passado o prazo dado, Bogue e seus asseclas vão cobrar a resposta do habitantes. Terão uma bela surpresa.

Produzido em 2016, possui 133 minutos.

Segue o trailer:



segunda-feira, 8 de julho de 2024

Cinema

A Grande Fuga - Direção de Oliver Parker 

Bernard Jordan (Michael Caine), embora não precisasse, optou por viver numa casa de repouso para idosos, porque a sua esposa e companheira de décadas, Irene (Glenda Jackson) teve que ir para lá. Ela tem uma doença grave, que ambos não evitam comentar.
Naquele período, 2014, o mundo comemora o 70º aniversário do Dia D,  o desembarque na Normandia, norte da França, movimento que dá início ao final da Grande Guerra.
Jordan esteve presente naquele 6 de Junho de 1944, pois servia a Marinha Real Inglesa e a sua esposa é a principal incentivadora para que ele esteja no local para as comemorações dos setenta anos do evento.
Mesmo carregando a dúvida de deixar Irene só, ele sai furtivamente e começa uma grande aventura, onde encontrará outros combatentes e rememorará com eles, momentos decisivos para a Europa e marcantes para a vida de cada um deles.
Produzido em 2023, tem 96 minutos de duração.
Segue o trailer oficial:



quarta-feira, 3 de julho de 2024

Literatura

Dica de Leitura

Alice Cooper -Bem-Vindo ao Meu Pesadelo - Dave Thompson


Aqui o motivo de minhas postagens anteriores: a leitura desta biografia de Alice Cooper (há muitas outras). Dave Thomposon consegue dar uma passeada por todas as fases de Vincent Damon Furnier, 76 anos, natural de Detroit, Michigan,  filho de um pastor da Igreja de Cristo, o que marcou o seu afastamento das drogas ilícitas, mas não o segurou do alcoolismo.
A infância e adolescência marcadas pelas mudanças de cidades em função da saúde frágil de "Vince". Curado, ele se destacou em esportes e o aproximou de hobbies como assistir filmes B de terror, que balizaram a teatralidade de seus shows, posteriormente.
Com amigos de escola e vizinhos, ele foi formando várias bandas até a estabilização na que levou seu nome com os seguintes integrantes: Dennis Dunnaway, Neal Smith, Glen Buxton e Michael Bruce, fase mais retumbante da carreira de Alice.
A metade dos anos 70 para Alice, marca o início de sua carreira solo (1975) e a incessante busca ao período do auge que parecia terminar, busca que rendeu discos questionáveis nos anos 80.
Na década seguinte, vem o reconhecimento de ter inspirado várias gerações de roqueiros pelo mundo afora.
É uma leitura que ouso pensar que é para os fãs do cara.
A Editora é a Madras, lançado em 2012. Possui 342 páginas.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Galeria

Galeria 

Magdalena Boczarska nasceu Magdalena Jadwiga Boczarska em 12 de Dezembro de 1978 na cidade de Cracóvia, Polônia. Alguns de seus filmes são: Zero (Zero-2009), Pequena Rosa (Rózivczka-2010) e A Arte de Amar (Sztuka kochania-2017).

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Música


Hey Stoopid - Alice Cooper 


Lançado em 1991, Hey Stoopid é o último álbum que comprei de Alice Cooper. O encanto havia desvanecido. Mudamos ambos, segui apreciando a fase dos anos 70, mas a mágica parece ter chegado ao fim durante os anos 80 e este, embora seja um grande disco, repleto de rock stars ultra competentes como Joe Satriani, Ozzy Osborne, Steve Vai, Slash, Vinnie Moore, entre outros, ele não me convenceu a buscar os trabalhos posteriores de Alice.

Volto a reforçar, é um grande disco, que fechou o meu ciclo de consumidor, mas seguiu o fã da adolescência, porque os primeiros dele permanecem irrepreensíveis na minha memória.

Com certeza, este Hey Stoopid está entre os melhores de Alice, mesmo se comparado com os da fase áurea dele.

Discão.

Segue:



Música


Alice Cooper goes to Hell - Alice Cooper 


Estou lendo a biografia de Alice Cooper escrita por Dave Thompson. Como fui adolescente nos anos 70 e por gostar de Rock'N'Roll, a figura emblemática de "Aunt Alice" dos primeiros discos veio à mente. Tenho quase todos os seus trabalhos desta fase. Escolhi este, porque é o que mais ouço dele, uma escolha difícil, porque os maiores clássicos vem um pouquinho antes.

Neste trabalho, ele já se afastara da banda que levava o seu nome e tinha Neal Smith, bateria, Dennis Dunnaway, baixo e os guitarristas Glen Buxton e Michael Bruce É o seu segundo álbum solo, após o estrondoso sucesso do ano anterior (1975) com Welcome to my Nightmare.

Contou com excelentes músicos como os guitarristas Steve Hunter e Dick Wagner, o produtor Bob Ezrin nos teclados, Tony Levin (membro do King Crimson) no baixo e Alan Schwartzberg na bateria.

É de 1976. Segue o petardo: