quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Cinema

O Homem que virou Suco - Direção de João Batista de Andrade 

Primeiro filme lançado no circuito cineclubista inspirado no cinema de rua com absoluto sucesso de crítica, que confrontou o oligopólio das grandes distribuidoras de filmes no Brasil.

A história do nordestino Deraldo, excepcional criação de José Dumont, que ao chegar a São Paulo, sem documentos, é confundido com outro nordestino, operário símbolo de uma multinacional que havia matado o seu diretor, justamente no evento de premiação.

A partir deste acontecimento, Deraldo, que é poeta, passa por agruras pela sua semelhança física com o "assassino", dificuldades estas, que servem para o diretor desenvolver a história de um homem humilde diante da sociedade que o oprime.

Na trilha sonora, a arte maravilhosa do paraibano Vital Farias.

Lançado em 1980, possui 90 minutos.

Absolutamente, imperdível.

Segue o clássico:





segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Literatura

Dica de Leitura

A Viagem do Descobrimento - Eduardo Bueno 


O gaúcho Eduardo Bueno, jornalista, lançou obras que compuseram a Coleção Terra Brasilis. Neste trabalho magnífico, ele contou com a supervisão do consagrado historiador Ronaldo Vainfas. Essa "fusão", jornalismo e história, tornou a leitura atraente e elucidativa.

A coleção relata os anos da construção da "descoberta" de novas terras e seus desdobramentos, metade do Século XV e XVI. O primeiro, A Viagem do Descobrimento, mostra a ascensão portuguesa na navegação marítima, os soberanos empreendores, as viagens de Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e Cabral, entre outros, curiosidades como a negativa que Colombo recebeu do rei português, quando apresentou o projeto da viagem às Índias, que na realidade o levou ao novo mundo, as relações como os reinos africanos, detalhes das composições náuticas de Cabral e demais, a escolha da tripulação com seus técnicos e demais tripulantes, o contato amistoso com os nativos da Terra dos Papagaios (Brasil), o fim melancólico de Cabral. Enfim, uma leitura enriquecedora para iniciantes e até para que é do ramo, como é o meu caso, professor há várias décadas, inclusive, com especialização na história brasileira.

Este primeiro volume, seu lançamento ocorreu em 1998. É da Editora Objetivo, possui 137 páginas.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Galeria


Galeria 

Piper Perabo nasceu Piper Lisa Perabo em Dallas, Texas, EUA, no dia 31 de Outubro de 1976. Alguns de seus filmes são: Doze é demais (Cheaper by the Dozen-2003), Imagine Eu e Você (Imagine Me & You-2005) e Vírus (Carriers-2009).

sábado, 19 de outubro de 2024

Música

C'est Chic - Chic 



Vi o filme alemão Barbara, direção de Christian Petzhold, nos créditos finais, a música extraordinária desta banda norte-americana que em 1978  lançou o seu segundo álbum, que simplesmente, se tornou a maior venda da gravadora Atlantic Records, a mesma do Led Zeppelin.
Precisa de mais informação?
Seguem faixas do clássico:








sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Música


Never Can Say Goodbye - Gloria Gaynor



Gloria Gaynor participou do festival Rock in Rio/24 (que de rock, só o nome). ela subiu ao palco com seus 81 anos e deu o recado. Um grande show dentro de seus limites físicos.

Lembro aqui, um de seus melhores álbuns, Never can say Goodbye, ele que marca a sua estreia e ano que vem, completará 50 anos.

Seguem as faixas do clássico:









sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Cinema

Garbo - Direção de Christopher Bird e Kevin Brownlow 

Uma das maiores e mais enigmáticas celebridades do cinema. A sueca Greta Garbo iniciou na sétima arte no seu próprio país com 19 anos. Logo atravessou o Atlântico e causou uma revolução no estrelato de Hollywood entre os anos 20 e 30 pelas mãos de Louis B. Mayer, diretor executivo da Metro-Goldwin-Mayer. Um verdadeiro furacão de beleza e competência.

Este documentário narrado na sua maior parte pela atriz Julie Christie, traz material interessante com trechos de filmes clássicos da Diva e entrevistas com descendentes de quem conviveu com Garbo, em especial, os anos de atividade dela, que vai até 1941, quando aos 36 anos, abriu mão da vida famosa, tornando-se reclusa em New York. 

Há também, depoimentos de quem conviveu com esta fase discreta da atriz, revelando um lado mais humano e desconhecido dela.

Produzido em 2005, possui 85 minutos.

Segue um trecho do documentário:




segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Cinema

Wolfsburg - Direção de Christian Petzold 

Petzold, diretor de Bárbara, Jericó e Fantasmas, realizou esta obra intensa, onde a consciência mexe o tempo todo com o principal personagem, Phillip (Benno Fürmann), após o acidente em que ele atinge com o carro um menino que andava de bicicleta na estrada próxima a Wolfsburg e não socorre. No momento, Phillip discutia com a sua namorada, Katja (Antje Westermann) pelo telefone.

A partir deste acontecimento, ele cheio de culpa, busca informações sobre o acidente. Inicialmente, a criança estava hospitalizada, cuidada pela mãe, Laura (Nina Hoss), uma operária industrial. À princípio aliviado, Phillip se aproxima dela, mas o garoto veio a óbito, aumentando o seu drama.

Paralelo a essa tragédia, Phillip vive instabilidade na empresa, uma concessionária de carros, cujo proprietário é o seu futuro cunhado, que não aprova a forma de relacionamento dele com Katja e o ameaça de demissão.

Essas duas situações, a morte do menino e o risco de perder um cargo importante, se tornam o fio condutor da história, que tem em Laura, outro elemento importante, pois a aproximação de ambos sem o conhecimento dela da responsabilidade de Phillip na perda de seu filho, é outro ponto que prende a atenção, gerando expectativa quanto ao desfecho do filme, pois, ela busca de forma incessante justiça na morte de seu filho.

Produzido em 2003, possui 90 minutos.

Segue o trailer:




quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Galeria


Galeria 

Djenane Machado nasceu Djenane Vasconcelos Machado no Rio de Janeiro, RJ, dia 10 de Junho de 1951, faleceu também no Rio, no dia 23 de Março de 2022. Alguns de seus filmes são: Já não se faz Amor como Antigamente (1976), Águia na Cabeça (1984) e Ópera do Malandro (1986) . Foi a primeira Bebel do seriado A Grande Família (1972/73).

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Música


Canto Livre - Canto Livre 


Em 1982, este excelente grupo gaúcho lançou esta pérola, que não envelheceu com o tempo. Um septeto harmônico composto por Jair e Jairo Kobe, Fernando Cardoso, Elaine Marques, Miriam Kelm, Selma e Vânia Martins.

Com esta formação, ainda lançaram mais um trabalho, Comunicação, 1984.

As composições do grupo tiveram a participação do poeta Sérgio Knapp, um dos autores da clássica Desgarrados em parceria com Mário Barbará Dornelles, aliás, presente neste disco.

Jair, muitos anos depois, criou o personagem O Guri de Uruguaiana.

Segue o álbum na íntegra:




Música

Pessoa (Coisa mais maior de Grande) - Gonzaguinha 



Meu segundo álbum deste genial artista, adquirido nos tempos de faculdade. É o 13º trabalho dele. Gonzaguinha, além de compositor maravilhoso, criativo e crítico, juntou neste elepê, pesos-pesados da música brasileira como Alcione, Roberto Ribeiro, Milton Nascimento e o seu pai, Luiz Gonzaga.

É de 1981, segue a obra prima: