Território Restrito - Direção de Wayne Kramer
Gosto de filmes que conduzem vários personagens, que aparentemente não se conectam na mesma história, mas que na trama percorrem os mesmos ambientes, cruzando nas ruas, ingressando num hospital, frequentando restaurantes, como são os casos de Short Cuts, de Robert Altman, Traffic, de Steven Soderbergh e Crash, de Paul Haggis, todos clássicos.
Pois esta obra de Wayne Kramer (homônimo do lendário guitarrista da MC5, de Detroit) tem muito deles, em especial, de Traffic e de Crash. Se o primeiro, o tema é o tráfico ilegal de drogas e o segundo, o preconceito racial, este que posto o elemento comum é a imigração ilegal para os EUA e aí, há dramas que terão desfechos positivos e negativos com alegrias e tristezas, várias surpresas.
Há o episódio que envolve a australiana Claire, vivida por Alice Eve, sonhando em ser atriz, que será assediada pelo norte-americano Colin Frankel (Ray Liotta), acreditando que este tem o poder de conseguir o seu intuito.
Colin é casado com Denise (Ashley Judd), uma promotora que lida, justamente com a questão imigratória e o desejo de ter filhos.
Outra história, a da mãe e operária, a mexicana Mireya (Alice Braga), que, assim como suas colegas de trabalho numa fábrica, está ilegalmente no país e é surpreendida numa batida policial liderada por Max Brogan (Harrison Ford), que vai se sensibilizar com o bilhete que ela deixa ao ser detida, indicando para proteger o seu filho pequeno. Há também, o jovem judeu, músico, Gavin (Jim Sturges) atrás de seu "green card", dando aulas em escola infantil sem convencer que é realmente um semita.
Outro grupo, os chineses próximos de conquistar o sonho do certificado que lhes garantirá a permanência ilegal, mas que o filho menor numa ação com a gangue em que procura ser aceito, colocará em risco a permanência da família em solo americano.
Por último, palestinos, alguns já cidadãos norte-americanos e outros, que lutam para ter a autorização, mas que se envolvem em atividades confusas, que gerarão incertezas na manutenção da família unida.
No elenco estão também o ganhador do Oscar por Moonlight e Green Book, Mahershala Ali, como o detetive Strickland, as belas Melody Zara (Zahra), Summer Bishil (Taslima), Lizzy Kaplan (Marla) e Sarah Shahi (Pooneh).
Lançado em 2009, possui 113 minutos.
Segue o trailer oficial:
Nenhum comentário:
Postar um comentário