The Silent Partner - Direção de Daryl Duke
Uma boa surpresa esta obra canadense estrelada por Elliott Gould (Miles), Christopher Plummer (Reikle), Susannah York (Julie) e Céline Lomez (Elaine) e em um papel de início de carreira, John Candy (Simonsen).
A história começa com cenas no Banco de Toronto, localizado dentro de um shopping center na semana de Natal, quando Miles encontra um bilhete sobre um assalto ao seu local de trabalho.
Conferindo a letra, ele vê que ela é idêntica à do cartaz usado por um dos Papais Noéis distribuídos nos diversos andares do prédio, assim, identifica o suposto ladrão.
Miles, então, resolve retirar uma quantia razoável de dinheiro para si no momento em que sentir que a ação do Papai Noel "ladrão" vai acontecer e ela ocorre. À princípio, para ele, tudo certo, porém, o assaltante ferido por um tiro do segurança, consegue escapar e, mais tarde, se recuperando, toma conhecimento pelo noticiário de que o valor do roubo fora de 50 mil dólares, no entanto, ele saiu com menos de 2 mil. A dedução se deu facilmente: Ele teve um "sócio" no assalto.
Aí, a trama realmente se torna ótima com um assustador Reikle fazendo um jogo de gato e rato com Miles, o que aumenta a tensão e o fascínio para o espectador, porque o bancário se mostra um indivíduo astuto, que consegue dar sempre um passo à frente do ladrão, que tem antecedentes criminais bem pesados como estupro e morte.
Julie, que nada suspeita do envolvimento de Miles com o assalto, aos poucos, começa a ser recíproca no relacionamento amoroso, depois de várias "escanteadas" que deu nele, porque a mídia o "pintou" como um herói no episódio. Julie será peça importante no desfecho da película.
Destaca-se também a participação da belíssima cantora e atriz canadense, que faz a Elaine, uma personagem que entra misteriosamente na vida de Miles e o faz balançar no seu relacionamento com Julie.
Um ótimo filme que conta ainda com a trilha sonora assinada pelo "monstro" do Jazz, Oscar Peterson.
Produzido em 1978, possui 106 minutos. No Brasil recebeu o nome de O Sócio do Silêncio.
Segue o trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário