Dica de Leitura
Especulações Cinematográficas - Quentin Tarantino
Quem é fã deste cineasta, não pode deixar de ler esta obra em que Tarantino relata a sua relação com o cinema desde os "tenros" anos em que namorados de sua mãe e amigos da família, em especial, o negro Floyd Ray Wilson, o levavam para ver as sessões duplas, mesmo que não tivesse idade recomendada para assistir determinados filmes.
Além destas narrativas que incluem obras da black exploitaton, exibidas quase que exclusivamente em bairros negros e outras de temáticas violentas com comentários muito próximos de serem chamados de autobiográficos, Quentin também analisa determinadas películas em vários detalhes.
Esses detalhes são resultantes de entrevistas ou bate-papos com diretores, críticos de cinema, produtores e demais agentes que se envolveram na realização de clássicos vide Comentários. São treze filmes que, de uma forma ou outra, influenciaram fortemente a carreira do cineasta. Todos eles vistos por ele na infância ou adolescência num espaço compreendido entre 1968 e 1981. Vale lembrar que Quentin nasceu em março de 1963.
Em cada um destes 13 clássicos, Tarantino desfia com clareza as diversas influências ou inspirações que eles receberam, ou seja, o leitor acaba recebendo detalhes de clássicos que ajudaram na construção destes 13 filmes selecionados.
Para quem viu os filmes citados na primeira fase do livro, é possível entender melhor muitas das realizações do prodígio nascido no Tennessee.
Quentin, no capítulo final, dedica um texto generoso e reconhecido a Floyd Wilson, salientando a sua forte influência na construção de sua carreira.
Lançado em dezembro de 2023, ele possui 400 páginas e a editora é a Intrínseca.
Imperdível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário