Dica de Leitura
Todos os Homens do Presidente - Carl Bernstein e Bob Woodward
Acho que vi a película de Alan J. Pakula umas cinco vezes neste quase meio século (1976) de sua realização e sempre apareceram detalhes novos. A última, já com a revelação da identidade do Garganta Profunda, apelido dado pelo pessoal do Washington Post para o informante anônimo.
Ele se encontrava nas garagens nas madrugadas com o jornalista Bob Woodard para revelar ou orientar as investigações dele e de seu colega Carl Bernstein.
Até que decidi ler o livro desta dupla de profissionais que protagonizou a maior e mais impactante cobertura jornalística dos Estados Unidos, provocadora da renúncia de um presidente, no caso, Richard Nixon, e mandou para a prisão vários assessores que orbitavam no círculo poderoso do primeiro mandatário ianque, o "Todos os Homens..." do título.
O livro apresenta bem mais do que o filme, o que é natural, porque os autores revelam detalhes minuciosos e situações limites que viveram. Há também mais personagens que na tela foram "condensados", isto é, um deles representando elementos que eram de mais de um.
No texto, o que é evidente é que se trata de uma ação jornalística, ou seja, o campo que se ofereceu ocorreu na política, mas a forma como o Washington Post e sua equipe agiram sempre não deixou dúvidas de que as consequências do ato, a queda de Nixon e seus homens de confiança, tiveram como caminho, estrada, o jornalismo na sua essência.
E isso fica claro desde os telefonemas iniciais que Woodward recebeu em 1972 sobre a prisão de pessoas no edifício Watergate até o fatídico (para Nixon) agosto de 1974, passando pelas pressões que o jornal e os dois jornalistas sofreram, as viagens atrás de fontes improváveis num primeiro momento, além dos perídos de incertezas, que fizeram duvidar do êxito de seus trabalhos.
É uma leitura imprescindível para os cursos de jornalismo e de história. Um clássico.
Lançado em 1974. O meu exemplar é da Editora Francisco Alves, possui 283 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário