O Agente Secreto - Direção de Kléber Mendonça Filho
O pernambucano Kléber Mendonça Filho tem uma sequência de êxitos cinematográficos, especialmente da crítica especializada, como O Som ao Redor, Bacurau, Aquarius e Retratos Fantasmas, além de uma extensa filmografia anterior.
Pois ele agora apresenta um arrasa-quarteirão chamado O Agente Secreto, em que tudo funciona: trilha sonora, ambientação, atores em alta performance, em especial Vagner Moura (Marcelo, Armando, Fernando) e Tânia Maria (Dona Sebastiana), mais um enredo maravilhoso.
A história começa em 1977, em Pernambuco, com Marcelo retornando a Recife. Ele tenciona se esconder da perseguição da feroz ditadura brasileira. Está incluído num programa de proteção e aí se instala nas dependências de um condomínio, coordenado pela Dona Sebastiana, onde estão Cláudia, um dentista (Hermila Guedes) e até estrangeiros africanos, Teresa e Euclides (Isabel Zuuá e Licínio Januário), programa esse que tem Sarah (Maria Cândida Fernando) como a principal articuladora no Brasil.
Marcelo é um professor e cientista, que está sendo caçado por um poderoso industrial, amigo da ditadura, pois o confrontou, assim, vira objetivo de morte por matadores de aluguel contratados, justamente para "dar cabo" de Marcelo.
Nesta rede de relacionamentos, o professor convive com o filho pequeno, Fernando, criado pelos avós, já que a sua companheira morreu cedo. Também, a obra mostra o mundo corrupto e sujo deste tenebroso período da nação brasileira.
Mas, como quase todos os filmes de Mendonça, há espaço para a celebração do cinema, com citações dos cines São Luiz e Boavista, além de encontros dentro das salas de projeção e exposição de vários cartazes de clássicos como Tubarão, que causava um furor na cidade, ampliado pelo aparecimento dentro de um exemplar abatido, de uma perna humana masculina.
O diretor ainda apresenta peças da cultura nordestina, como o frevo e outras manifestações sociais, dando um condimento a mais à beleza do filme.
Há a gratificante homenagem de contar num papel pequeno, o ator alemão Udo Kier, que faleceu no final de 2025, presente anteriormente em Bacurau.
Imperdível.
Produzido em 2025, possui 158 minutos de duração.
Segue o trailer oficial:

Nenhum comentário:
Postar um comentário