quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cinema



Fruitvale Station - A Última Estação - Direção de Ryan Coogler


 Vi neste final de semana esta indicação que peguei no blog do Mário Marcos, jornalista "gaúcho" nascido em Santa Catarina. Confesso que não compartilhei de todo o entusiasmo dele pelo filme, mesmo assim, muito interessante, porque é baseado em fatos reais e temos a certeza que situações semelhantes acontecem pelo mundo afora com muita frequência.
A história de Oscar Grant III (Michael B. Jordan), um jovem negro com família e um histórico de acerto de contas com a justiça, isto é, "puxou cana" por envolvimento com drogas, mas que quer recomeçar. Tem problemas com a companheira, Sophina (Melonie Diaz), com a mãe (ótima criação de Octavia Spencer), porém tem um relacionamento muito amoroso com a pequena filha. Na virada do ano de 2008, ele combina ver fogos de artifícios com seus amigos (todos negros), para isso, tem que ir até Fruitvale, uma estação do metrô, onde involuntariamente se envolve numa confusão e aí enfrenta não apenas a polícia, mas especialmente a discriminação racial e porque não dizer, econômica também.
Onde o filme erra? Na tentativa de mostrar um Oscar vítima das circunstâncias, fadado a ser um fardo para os outros, como na ocasião em que o amigo fuma maconha no seu carro e Sophina acha que foi ele, ou noutra situação, onde socorre um cachorro atropelado, o sangue mancha a sua jaqueta e novamente, presumem que ele se envolveu em alguma rusga. De qualquer forma, os minutos finais são impactantes e valem por toda a película. Lançado este ano, possui 85 minutos. Segue o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário